AVALIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE IMPACTOS

De 2 de Dezembro de 2018 a 12 de Março de 2020, avaliou-se e monitorizou-se, em parceria com o Instituto Politécnico de Beja (observatório das dinâmicas do envelhecimento) a qualidade de vida e bem estar a 287 utentes (número validado para efeitos de estudo). Para o efeito concebeu-se um KIT de instrumentos avaliação física, emotiva, psicológica, bem-estar, autonomia, Qualidade de Vida e Impacto das atividades COM_VIDA.

Realizaram-se 3 momentos de avaliação/monitorização de impactos do projeto COM_VIDA na qualidade de vida, saúde  e bem-estar dos utentes envolvidos. Primeiro momento respeitante ao antes COM_VIDA, segundo realizado em Dezembro 2019 (um ano de atividades) e o 3º em Maio/Junho de 2020 (em confinamento e ausência de atividades presenciais).

2.1 - O IMPACTO DO PROJECTO COM_VIDA NA SAÚDE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DOS UTENTES PARTICIPANTES NAS VÁRIAS DIMENSÕES DE MONITORIZAÇÃO - Dezembro 2019

Perceção dos seniores sobre a sua qualidade de vida, satisfação com a saúde, bem-estar, energia para o dia a dia e satisfação com a vida ANTES e DEPOIS de participar no Projeto COM_VIDA (médias obtidas na monitorização de novembro correspondente ao período de janeiro a novembro de 2019).

Gráfico 1

Resultados da aplicação do Questionário de Avaliação da Saúde, do Bem-estar e Qualidade de Vida (QACV, Faria, 2019) ANTES e DEPOIS de participar no Projeto COM_VIDA (médias obtidas na monitorização de novembro correspondente ao período de janeiro a novembro de 2019, relativo ao Tempo a 3, 6 e 10 meses de participação).

QACV-3meses

Depois 16%
Antes 13.41%

QACV-6meses

Depois 16%
Antes 13.41%

QACV-10meses

Depois 16%
Antes 13.41%

Resultados da aplicação do Questionário de Avaliação da Saúde e do Bem-estar e Qualidade de Vida (QACV, Faria, 2019) ANTES e DEPOIS de participar no Projeto COM_VIDA (médias obtidas na monitorização de novembro correspondente ao período de janeiro a novembro de 2019, relativo à frequência de Atividades: uma Atividade, cinco Atividades e Geral).

Gráfico 3

Percepção dos Ganhos Pessoais (Fisicos, Emocionais, Sociais, Valorização Pessoal, Cognitivos e Saúde) na participação no Projeto COM_VIDA (registo da monitorização de novembro correspondente ao período de janeiro a novembro de 2019).

Gráfico 4 - Ganhos pessoais - % de utentes

FÍSICOS 71%
EMOCIONAIS 63%
SOCIAIS (COMBATE SOLIDÃO) 70%
VALORIZAÇÃO PESSOAL 13%
COGNITIVOS 35%
SAÚDE 27%

Constatou-se, da avaliação e monitorização realizada, que em média, no período de um ano de atividades, houve uma melhoria de cerca de 19% nas dimensões “Qualidade de Vida”, “Satisfação com a Saúde”, “Bem-Estar”, “Energia para o dia a dia” e “Satisfação com a Vida”. Constatou-se também que o impacto aumenta proporcionalmente ao número de atividades frequentadas e ao tempo de frequência das mesmas. Quanto aos maiores ganhos pessoais com a participação no projeto COM_VIDA, mais de 70% dos utentes referiram impactos muito positivos ao nível da condição física, emotiva, relacional/socialização, e mais de 40% ao nível cognitivo/saúde mental e saúde geral.)

2.2 – Impacto Social da Pandemia - Avaliação pública dos resultados da avaliação de percepção de impactos do confinamento (COVID19) na vida dos utentes do Projeto COM_VIDA – Junho 2020

Durante o mês de Maio e junho 2020, por via da aplicação de dois questionários, estudou-se a perceção de impacto do confinamento na vida dos utentes, avaliou-se a saúde, bem-estar e qualidade de vida em confinamento e por comparação aos dados recolhidos na avaliação de Dezembro de 2019. Avaliou-se também o impacto e satisfação dos utentes com a equipa e atividades dinamizadas pelo COM_VIDA em confinamento COVID19.

Perceção dos seniores sobre a sua qualidade de vida, satisfação com a saúde, bem-estar, energia para o dia a dia e satisfação com a vida ANTES do COM_VIDA, Durante o COM_VIDA e em Confinamento. (médias obtidas na monitorização de novembro correspondente ao período de janeiro a novembro de 2019. E na monitorização de Maio correspondente ao periodo de março a Maio de 2020).

Gráfico 1

Satisfação com a Equipa/ Preferência de atividades/ Satisfação com as atividades
Escala de cotação de 1 a 4 correspondendo o 1 a “nada satisfeito” e o 4 a “muito satisfeito”

Grau de Satisfação Geral com a Equipa

Qual foi a Actividade que mais gostou?

Grau de Satisfação com as Actividades Realizadas em Confinamento

Avaliação de 1 a 4 (média)
Com_Vida Solidário 3.94pontos
Apoio Telefónico 3.98pontos
Aulas Online 3.88pontos
KIT's 3.89pontos

Questionário de percepção de impacto do confinamento dos utentes do projeto COM_VIDA em situação de COVID19

(evidências das implicações do confinamento ao nível da saúde geral, condição física,cognitiva/ saúde mental, emoções, relações/socialização, qualidade de vida/satisfação com a vida….). Nas questões feitas, havia a possibilidade de 3 respostas: Não concordo (sem impacto), Concordo parcialmente (com algum impacto) e concordo totalmente (Com impacto efetivo)

Questionário de percepção de impacto do confinamento dos utentes do projeto COM_VIDA em situação de COVID19

Percepção de impacto por dimensão

(evidências das implicações do confinamento ao nível da saúde geral, condição física,cognitiva/ saúde mental, emoções, relações/socialização, qualidade de vida/satisfação com a vida….)

evidências das implicações do confinamento ao nível da saúde geral, condição física,cognitiva/ saúde mental, emoções, relações/socialização, qualidade de vida/satisfação com a vida….

Questionário de percepção de impacto do confinamento dos utentes do projeto COM_VIDA em situação de COVID19

Identifique “três coisas boas” do confinamento:

  • 1º – Cuidados do Lar – 88 utentes – 35.5%
  • 2º – Convívio / aproximação familiar – 87 utentes – 35.1%
  • 3º – Mais dedicação a hobbies – 65 utentes – 26.2%
  • 4º – Atividades COM_VIDA – 39 utentes – 15.7%
  • 5º – Ausência de problemas de saúde – 24 utentes – 9.7%
  • 6º – Outras – 17 utentes – 6.8%
  • 7º – Económicas – 7 utentes – 2.8%
  • 8º – Aquisição de Novas Competências – 5 utentes – 2.0%

 

NADA – 55 – 22.2%

Identifique “três coisas Menos boas” do confinamento:

  • 1º – Isolamento Social / solidão – 169 utentes – 68.1%
  • 2º – Ausência de atividades COM_VIDA – 126 utentes – 50.8%
  • 3º – Quebra de rotinas – 119 utentes – 47.6%
  • 4º – Não poder sair de casa – 117 utentes – 47.2%
  • 5º – Afastamento físico da família – 102 utentes – 41.1%
  • 6º – Medo da pandemia – 65 utentes – 26.2%
  • 7º – Estado emocional afetado – 51 utentes – 20.6%
  • 8º – Estado/condição física pior – 23 utentes – 9.3%
  • 9º – Impactos sociais / económicos – 23 utentes – 9.3%
  • 10º – outros – 9 utentes – 3.6%
tabela

Com o surgimento da pandemia covid-19, foi tomada a decisão de suspender as atividades presenciais em 13 de março de 2020. Os idosos foram confinados em suas casas, privados de todas as atividades e expostos à ameaça de isolamento e sociabilidade. Diante desse cenário, foi necessário atuar e realizar um novo planeamento da intervenção com-vida adaptado à era pandêmica. Para monitorizar e analisar a situação de vida dos idosos, foram utilizados questionários para avaliar a percepção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Os resultados foram comparados com as evidências anteriores.

Os dados revelaram que os idosos em geral voltaram à situação anterior antes de participarem no projeto. Em qualquer caso, conseguiram manter a sua saúde geral e bem-estar, em grande parte devido ao apoio que lhes foi dado pela equipa do projeto. Dos 16 fatores de amortização de impactos, as atividades promovidas pelo com_vida foram consideradas muito importantes por mais de 80% dos utilizadores. O impacto do confinamento, espelhado nos resultados obtidos na monitorização realizada, evidência a necessidade, sobretudo a importância das atividades de promoção de envelhecimento ativo na melhoria do bem-estar, saúde e qualidade de vida.