Programas de estimulação do funcionamento cognitivo e promoção da autoestima da pessoa idosa, através de:
-
- Sessões de estimulação da memória;
- Sessões de expressão plástica com temáticas e histórias de vida;
- Criar/ dinamizar espaços net sénior com o objetivo não só de contribuir para o acesso à informação, utilizando a internet e a informática para interagir com o exterior (uso de redes sociais, correio eletrónico, navegar na net) mas sobretudo como forma de adquirir competências para usar a plataforma de registos dos planos individuais de promoção para atividade do bem-estar.
- Dinamizar atividades de promoção de autoestima e imagem, a desenvolver em parceria com o IEFP – Centro de Formação.
Programas que visem a valorização das memórias da pessoa idosa, o património imaterial e material do concelho:
-
- Criar oficinas de artes e saberes, sedeadas no Centro UNESCO, no sentido de valorizar práticas artesanais, promover a motricidade fina e memória dos idosos e potenciar atividades intergeracionais, com a criação das seguintes oficinas:
- Oficina de jogos e brinquedos tradicionais: Os jogos e brinquedos tradicionais são atividades em que a intergeracionalidade poderá ser verdadeiramente mais interativa e reciproca, potenciando troca de memórias e experiências que beneficiam ambas as gerações. Nesta oficina será proposta uma interação entre jovens e idosos desenrolando-se em três fases:
- a) Jogos da memória, em que o idoso partilha as histórias dos seus jogos;
- b) Recriação de jogos tradicionais, através da construção de manual de jogos antigos;
- c) Experimentação dos jogos e brinquedos, preferencialmente em espaço aberto.
Oficina Arte do Barro:
Propõe-se que auxiliados pelo saber-fazer ainda existente em Beringel, em particular de António Mestre, um dos últimos oleiros, idosos e jovens se tornem artífices e artistas por esses momentos.
Oficina do Buinho:
Trabalhar este material que não se esgota na aplicação de vários objetos, mas requer outras práticas como a ceifa, secagem, armazenamento e moldagem. Na oficina pretende-se que os participantes experimentem as técnicas mais básicas da aplicação prática do buinho e fiquem a conhecer algumas histórias deste oficio.
Organizar caminhadas com património para conhecimento e valorização do património edificado e imaterial das freguesias rurais. Pretende-se associar as caminhadas à memória coletiva: histórias e lendas das freguesias, recolhidas com o envolvimento dos idosos de cada freguesia e a visitação a locais de interesse.