Promoção da atividade física:
Garantir a implementação de práticas que visem a diminuição do sedentarismo e aumento dos níveis de atividade física e estimulação motora, através de:
-
- Atividades semanais de treino funcional em cada freguesia, dinamizadas em espaços existentes;
- Criar a prática regular de caminhadas;
- Promover /Implementar a prática desportiva – Boccia. Possibilitar a socialização entre atletas, fomentar valores de solidariedade e espírito de equipa;
- Potenciar o uso de equipamentos urbanos disponíveis (parques geriátricos, circuitos de manutenção). Pretende-se capacitar os idosos para a melhor utilização dos equipamentos no sentido de o poderem fazer individualmente ou transmitir esse conhecimento a outros aos usufrutuários da comunidade.
Promoção da alimentação saudável:
Garantir a implementação de práticas que fomentem hábitos alimentares saudáveis, através de uma nutricionista da equipa e colaboração da UCC/ULSBA, mediante a realização de:
-
- Ateliers de cozinha saudável/ tradicional adaptada com informação nutricional, em conversas sobre nutrição e saúde, recolha de receitas tradicionais com o envolvimento dos idosos e adaptação das mesmas para receitas mais saudáveis;
- Numa perspetiva de maior responsabilização do utilizador, a alteração de hábitos alimentares pode ser registada pelos próprios no seu plano individual que é construído em conjunto entre a equipa técnica e os idosos.
A realização destas atividades será em cada freguesia de residência dos idosos ou pontualmente para espaços de maior centralidade, o tipo de atividade.